Rachel Castro de Queiroz

Mãe, Poeta, Arte Educadora, Especialista em Terapia através do Movimento e no ensino de Yoga para crianças

Currículo resumido

Rachel Castro de Queiroz, mãe de dois filhos e autora dos livros Bennu e Gênese Interior, é poeta, arte-educadora, instrutora de yoga pela International Association of Yoga e Ayurveda e no ensino de yoga para Crianças, Jovens e Yoga na Educação – Pequenos Yogis e especialista em Terapia Através do Movimento pela Faculdade de Dança Angel Vianna. Participou do curso de Extensão da UniRio – Lugares do Corpo – Infâncias Cariocas nas Creches e Pré-Escolas e mindfulness kids – atenção plena e educação emocional na infância.

Desenvolve vivências de corpo, arte e movimento à luz do Yoga contribuindo para uma poética do Ser na dimensão de sua totalidade. Além de todo o conteúdo elaborado no Yoga em Família promove encontros que envolvem arte meditativa e sensibilização poética, conduzindo uma experiência criativa, de autoexpressão, de harmonização dos sentidos e de alinhamento interior.  

Ministra aulas presenciais de Yoga na creche Albert Sabin do Ministério da Saúde, na escola ateliê Cata-vento e na Escola Svadharma Yoga para crianças e adultos,.

Com mais de 20 anos de experiência nas artes, iniciou sua carreira no teatro e participou de diversos espetáculos adultos e infantis, como produtora, autora e atriz. Como Arte-educadora participou de programas educativos em instituições culturais e educacionais, também em projetos sociais para jovens e crianças lecionando artes e teatro. Como artista cênica cria performances de suas obras e poesias.

A criança guarda em mim a lembrança de crescer sem saber

Minha história de vida é uma visceral busca da auto-expressão como propósito e sustentação profunda do Ser. Uma busca instintiva que me levou à um despertar poético-espiritual, à uma escrita vivencial. 

Tenho uma conexão amorosa e intuitiva com as crianças, por ser quem sou e por desejar que sejam quem são. Nos movemos com liberdade. Temos uma profunda troca, uma poética da alma, um acordo sábio com o tempo. E quanto mais estou em mim mais me aproximo da criança, mais sinto o vento, os ciclos, mas nos unimos criativamente. Uma energia pura e verdadeira de voar. 

Eu as vejo profundamente. A criança que é vista evolui soberana de sua força e confiança, assim, refleti-la em mim, em nós, é uma possibilidade de visão sobre si, uma validação sobre sua existência única, autêntica e real. 

A jornada da consciência não é algo que pertença apenas a um indivíduo, mas de todos, porque crescemos juntos. 

E na criança, que move o espírito da renovação, o frescor da alegria e a natureza espontânea de Ser, desejo apoiar seu crescimento de dentro para fora. Refleti-la no melhor que existe em nós. Que possa ocupar a verdade de sentir em seu viver. Ser em seu espaço de Poder, no simples, no essencial, na beleza que equilibra o estado das coisas.

Corporificar sua Luz de Ser

Assim especializei-me nos saberes do corpo sensível, na arte da consciência e na minha escrita vivencial, aprofundando-me ainda mais no saber do Yoga onde aprendizados me inspiram novas conexões que convidam para uma educação criativa no lar. 

Creio que o caminho da autorrealização é produzir com a vida um trabalho interior profundo que irradia criação, sabedoria e liberdade da alma em essencial, como veículo de amor profundo por toda forma em expressão. 

Ofereço minha Arte de Poetizar o Ser em Criação, esse é o meu serviço. É tecer o amor em poesia. Harmonizar com o mundo o que desejo ver crescer – o coração como conteúdo. A beleza de Ser Um com D-Eus. 

Somos expressão da Divindade, no entanto,  cabe a cada um caminhar no seu Ser Divino expandindo a consciência plena do amor.

Quanto aos meus filhos nessa experiência do Yoga me alimentam com linguagem e com demandas contemporâneas, me fazem ampliar uma visão de educação criativa no lar. Quanto a mim, ganho presença, flexibilidade e qualidade com minhas crianças, pois percebo uma melhor distribuição da minha energia e uma frequência mais amorosa e acolhedora comigo e com elas. Sem dúvida o yoga estabeleceu, em tempo, uma outra visão no meu compromisso como mãe.

Sou grata pela criatividade, poética e vocação de reconhecer nas crianças sua energia essencial, de ser um território de suas experiências sensíveis e criativas.